Blog criado pelos alunos Bruna Luiza, Bruno Alzamora, Maria Teresa Resende, Nicole Ceccotte, Tainah Mota, Thiago Lauro Ribeiro e Wildeslene Fonseca do Colégio Educare - Rede Pitágoras, sobre a supervisão do professor de geografia, Igor Sarti.
Carregando...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O que é o IPCC?

O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) é um órgão estabelecido em 1988 pela organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para avaliar as mudanças climáticas ocorridas no planeta Terra. Criado a partir da percepção de que a ação do homem esteja influenciando o clima do planeta e que é necessário acompanhar esse processo.
Desde sua criação, o IPCC tem publicado diversos documentos.
O primeiro Relatório de Avaliação sobre o Meio Ambiente (Assessment Report, ou simplesmente AR) foi publicado em 1990 e reuniu argumentos apoiando a criação da Convenção do Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (em inglês, UNFCC – ver post).
O segundo relatório foi publicado em 1995 e acrescentou elementos às discussões que resultaram na adoção do Protocolo de Kyoto dois anos depois (ver post).
O terceiro relatório foi publicado em 2001.
No começo de 2007, o IPCC lançou o quarto relatório de avaliação sobre mudanças climáticas, chamado de Climate Change 2007.
É importante notar que o IPCC não realiza pesquisas científicas, não monitora dados relacionados à mudança climática, nem recomenda políticas climáticas, mas avalia as investigações existentes. Os diversos governos envolvidos recebem rascunhos dos estudos com meses de antecedência, para que façam comentários, sugiram mudanças ou aportem novos dados aos textos.

8 comentários:

  1. Parabens gente! O trabalho está muito bem feito, não tinha nem ideia do que era o IPCC, entendi tudo agora.

    Se a temperatura do planeta Terra vai aumentar, o nivel dos mares vai subir até o final do século XXI, e já está acontecendo esse tanto de coisa no Rio, em Angra, no Sul, como o planeta vai ficar? Vai chegar uma hora que a Terra vai ficar inabitável, sem água, sem moradia, com uma temperatura horrivel, muitas pessoas vão sofrer com isso.

    Tomara que todas essas conferencias, reuniões e relatórios conscientizem as pessoas a ajudarem a salvar o planeta Terra.

    Paula Aguiar - 8ª 11

    ResponderExcluir
  2. Parabens!Achei o trabalho muito bem elaborado,souberam destacar bem o que era mais importante.A linguagem visual tambem ficou fantastica,as imagens que nos faz sentir culpa,bacana isso.
    Muito bem voces postaram informações que eu não sabia.

    Raphael Henrique A.S.

    ResponderExcluir
  3. O IPCC é um órgão criado em 1988 pela organização Meteorológica, e através de pesquisa prevê a temperatura do planeta daqui alguns anos. Com os problemas ambientais que o planeta enfrenta, a temperatura média poderá subir mais e conseqüentemente haverá mais problemas para o meio ambiente. Então, com as conferências e acordos feitos até agora e os que virão, podemos salvar o meio ambiente e mudar os dados do IPCC.

    Por: Marina Anjos Guimarães Teixeira. 8ª 11

    ResponderExcluir
  4. O IPCC estabelece apenas maneiras de combater a mudança climática e avalia as opções para limitar a emissão de gases do efeito estufa.O IPCC implanta essas medidas ou não?Se não quem as implanta?
    Ficou ótimo o trabalho.Essas imagens são realmente chocantes!!

    ResponderExcluir
  5. O IPCC nos revela a avaliação feita em pesquisas científicas sobre o clima, seus efeitos e deixa claro que ainda irá piorar os problemas climáticos, visto que, já estamos vivenciando tudo isto.
    O vídeo foi bem claro e nos lembrou que quando jovens, queremos revolucionar, agora é a hora, mudar o mundo e a consciência de todos é essencial.
    Vamos lutar pelo nosso planeta!!

    Por:Kaio Nikolas 8ª11

    ResponderExcluir
  6. Realmente as imagens e o video são interessantes,pois é uma forma de ilustrar o tema.E esse blog fala que a IPCC é uma orgão que avaliar as mudanças climáticas ocorridas no planeta Terra (esse orgão acompanha o proceso da influência do homem no clima)Ana Luiza Monteiro 8 11

    ResponderExcluir
  7. Olá Grupo 2!

    Parabéns! O trabalho ficou bem claro e objetivo! Com imagens e vídeos importantes para o tema. A conclusão ficou muito boa, porém esperava que fosse feita com as palavras do grupo...Gostei muito da enquete. PARABÉNS!

    ResponderExcluir